Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade "Dona Zilda Salvagni"

Plano de Saúde
(16) 3253-9233

Santa Casa
(16) 3253-9230

Farmácia Plano
(16) 3253-9232

Santa Casa de Taquaritinga/SP

Hemodiálise

Saiba mais sobre a Hemodiálise!

Home » Serviços Médicos » Hemodiálise

Centro de Tratamento Dialitico Santa Casa (CETDISC) Centro de Tratamento Dialitico Santa Casa (CETDISC)

No Centro de Tratamento Dialitico Santa Casa (CETDISC) é realizado a Hemodiálise que é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

Como funciona a hemodiálise?

Basicamente, na hemodiálise a máquina recebe o sangue do paciente por um acesso vascular, que pode ser um cateter (tubo) ou uma fístula arteriovenosa, e depois é impulsionado por uma bomba até o filtro de diálise (dialisador). No dialisador o sangue é exposto à solução de diálise (dialisato) através de uma membrana semipermeável que retira o líquido e as toxinas em excesso e devolve o sangue limpo para o paciente pelo acesso vascular

Uma fístula arteriovenosa (FAV), que pode ser feita com as próprias veias do indivíduo ou com materiais sintéticos. É preparada por uma pequena cirurgia no braço ou perna. É realizada uma ligação entre uma pequena artéria e uma pequena veia, com a intenção de tornar a veia mais grossa e resistente, para que as punções com as agulhas de hemodiálise possam ocorrer sem complicações. A cirurgia é feita por um cirurgião vascular e com anestesia local. O ideal é que a fístula seja feita de preferência 2 a 3 meses antes de se começar a fazer hemodiálise.

Quem necessita fazer esse tratamento?

A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo seu médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista), que avalia o seu organismo através de:

» consulta médica, investigando os seus sintomas e examinando o seu corpo;

» dosagem de ureia e creatinina no sangue;

» dosagem de potássio no sangue;

» dosagem de ácidos no sangue;

» quantidade de urina produzida durante um dia e uma noite (urina de 24 horas);

» cálculo da porcentagem de funcionamento dos rins (clearance de creatinina e uréia);

» avaliação de anemia (hemograma, dosagem de ferro, saturação de ferro e ferritina);

» presença de doença óssea.

Através da consulta é possível começar o tratamento com remédios que podem controlar os sintomas e estabilizar a doença. Em casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessário iniciar a hemodiálise. Esta decisão é tomada em conjunto com o paciente e o seu médico nefrologista.

Agende sua Hemodiálise com a gente!

Dúvidas sobre a Hemodiálise? Fale conosco!

(16) 3253-9230